Essas exposições têm provocado a revalorização do artista popular, em especial do setor de artesanato, reconhecendo sua criatividade e iniciativas e a elevação da auto-estima do cearense, que se reconhece nas mostras. A concepção das exposições parte da investigação e análise de um tema específico e posterior coleta de acervo de imagem e de entrevistas orais.
“Vaqueiros” , estruturada no MCC, transita pelo ambiente natural do vaqueiro utilizando recursos cenográficos, fotos e objetos do uso cotidiano deste personagem símbolo do sertão cearense. Ao andar pelas instalações, o visitante ainda apreende um pouco da história do sertão a partir da ocupação do território pela pecuária.
Ainda no MCC, a mostra “As Admiráveis Belezas do Ceará ou O Desabusado Mundo da Cultura Popular”, descreve a fé do povo do Cariri. São peças de artistas cearenses que delineiam a religiosidade, a vida e até o clima dessa região. Painéis multifacetados e iluminação no ângulo exato garantem ao espectador uma verdadeira viagem ao Cariri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário